Seguidores

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Continuando no tema sobre a desonestidade intelectual ...

... como sendo um mal capital quando se enfoca as dificuldades de gerar um tecido social sadio voltamos a enfatizar que :
O respeito à racionalidade ( somos animais racionais e não bichos ) e à honestidade intelectual ( queremos ser um povo de seres inteligentes e não de imbecis ) são os valores mais importantes para a construção da sociedade que nós queremos do que qualquer ideologia.No meu entender... os que me dão a honra de ler ... já sabem que considero a política baseada em ideologia um verdadeiro crime contra a saúde social . A razão dos conflitos renitentes dentro do meio político com extravasamento para o tecido social é certamente em grande parte devida a adoção de ideologias conflitantes para a orientação do pensamento e decisões que buscam . Entre essas ideologias ressalto o neo -Trotskismo ( com o seu convite anarquista ) bastante influente principalmente entre pensadores e atores políticos oriundos do PT que tem em suas fileiras facções que rezam por idéias oriundas desse pensador e ativista russo . Nélson Motta em um artigo intitulado Fogo no Canavial mostra um ambiente político atual bem tipificante do que digo , vejam por si mesmos :


Fogo no canavial
No surrealismo político brasileiro, os criminosos querem se anistiar e julgar os xerifes


23/09/2016 - 11h03



Nélson Motta, O Globo


Quando a Câmara dos Deputados tenta votar na surdina uma anistia secreta a todos os parlamentares processados ou condenados por caixa dois, e um ministro de Estado diz que o caixa dois não deve ser criminalizado, e sim discutido sem preconceito, sem patrulha e sem histeria, atingimos um novo patamar de cinismo e de afronta ao eleitorado e à inteligência alheia.




Fraudar o processo eleitoral, corromper a democracia, manipular as escolhas dos cidadãos, levar vantagem ilegal sobre os outros candidatos, lavar dinheiro sujo e criar vínculos criminosos entre empresas e políticos, que os deputados e o ministro Geddel chamam carinhosamente de caixa dois, é um crime muito mais grave do que um roubo individual contra uma empresa ou o Estado, porque rouba direitos de toda a sociedade e pode mudar a história do país.


Não há preconceito, patrulha ou histeria que desminta isso. Ao mesmo tempo, o multi denunciado Renan Calheiros ameaça a independência do Ministério Público e do Judiciário com leis aparente- mente justas contra abusos de autoridade, mas que podem ser manipuladas pelos interesses dos políticos ameaçados pela Justiça e virar o jogo.


Os primeiros alvos seriam os procuradores e policiais da força-tarefa da Lava-Jato e os juízes: no surrealismo brasileiro, os xerifes serão julgados pelos bandidos. Numa ação rápida e heroica, um grupo de parlamentares de pequenos partidos de oposição denunciou e fez abortar a conspiração multipartidária da anistia do caixa dois em cima da hora.


Mas os que estão sujos na Lava-Jato são brasileiros, não desistem nunca: eles são muitos, andam em bandos e, quando a manada é ameaçada, se unem e são capazes de tudo. Na Itália, a Operação Mãos Limpas começou a naufragar quando os partidos tradicionais foram destruídos e os políticos desesperados por impunidade votaram leis que limitaram a ação do Judiciário e abriram caminho para leniências e anistias — e para Berlusconi e seus novos corruptos, entre eles, os velhos, em novos partidos.


A Itália ficou pior, e a política continuou tão suja como antes da Mãos Limpas. Enquanto isso, em Brasília...


Fogo no canavial (Foto: Amilton Vieira / Editora Globo)

Nelson Motta é jornalista
 Poderíamos iniciar uma reação começando por aproveitar essa reforma do ensino e enfatizar nos jovens o respeito pela honestidade intelectual com grande e lúcido respeito à racionalidade porém outras medidas mais urgentes e que produziriam mais resultados , se impõem : NA REFORMA POLÍTICA INTRODUZIR O VOTO FACULTATIVO E O CONCEITO DE QUEM VOTA VETA o que conduziria à uma política certamente mais honesta para com o colégio eleitoral e certamente para com o povo em geral . Todos que me dão a honra de ler o que escrevo sabem que diferencio povo de colégio eleitoral , sendo aquele uma multidão de número variável de componentes desconectados aos grupos sem saberem ao certo o que pretendem e/ou que até mesmo podem pretender sem que resulte contraproducente suas reinvidicações . Geralmente essas multidões agem com raiva que não é boa conselheira . Por isto precisamos de bons partidos políticos desidologisados que organizem essas multidões levando as a pensar e agir de forma honesta e racional ... e isso só poderá ocorrer se houver sadia iteração entre as partes -mundo político e povo ( organizado em colégio eleitoral racional e honesto ) . Vejamos o que acontece nesta campanha eleitoral que está rolando : melhorou muito no sentido em que se discutem programas  mas a desonestidade intelectual campeia levando à uma rejeição de candidatos sem precedentes nas nossas eleições . Propostas que se vê claramente serem irrealizáveis e/ou descoladas da realidade financeira da cidade , etc . Acredito que a iteração aludida será útil melhorando sem dúvidas a situação atual que é caótica . Até mais .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será sempre bem recebido . Sua contribuição é valosa para nós .Mas o importante é discutir com terceiros as matérias que publico se forem do seu interesse , grato pela atenção .